26 julho 2013

Ambientes - Copa e Cozinha

Olá pessoal,

Começando mais um post da nossa série :) O espaço da casa onde mais ficamos, o ambiente que sempre reúne as pessoas para cozinhar e conversar.

Copa e Cozinha

Copa: pode estar acomplada à cozinha, ou pode ser instalada sozinha. Ela deve possuir uma mesa ou uma bancada, cadeiras ou bancos e, se possível, um aparador. Na copa, você pode colocar micro-ondas, torradeira, cafeteira ou outro eletrodoméstico que seja utilizado durante as refeições que forem feitas ali. Também é possível colocar uma TV na copa, dependendo da dinâmica da casa.

Cozinha: deve ser decorada e organizada de acordo com o espaço e com o papel que ela representa na rotina de quem a utiliza. Na hora de decorar, é preciso levar em consideração a localização, o tamanho, a forma, a ventilação, a funcionalidade, a circulação, a segurança, a manutenção elétrica e hidráulica, o conforto e, finalmente, a iluminação.Se estiver construindo ou reformando uma casa, prefira localizar a sua cozinha próxima da área de jantar e prefira a instalação de janelas que permitam uma ventilação cruzada. No que diz respeito à circulação e à funcionalidade, a arquitetura determina a distribuição triangular entre o fogão, a pia e a geladeira. Essa disposição é interessante porque permite que as pessoas se desloquem menos enquanto utilizam a cozinha, favorecendo a funcionalidade e eficiência do local.
Para a realização dessa distribuição, é preciso que a soma das distâncias em linha reta não seja maior que 7 metros. Se for possível, a distância entre a pia e a geladeira deve ser menor, mas se precisar alongar uma perna do triângulo, faça entre o refrigerador e o fogão, pois tendemos a usar mais a pia e a geladeira enquanto preparamos os alimentos do que quando cozinhamos. Agora, se sua cozinha for estreita e não permitir essa distribuição, opte por distribuir tudo em uma única parede, deixando
a pia no meio.
Divida sua cozinha em áreas diferentes, pois, assim, é possível organizar melhor os utensílios e eletrodomésticos que pertençam a ela.


Próximos à pia: objetos e utensílios utilizados na preparação dos alimentos. Dentre
esses objetos, encontramos: escorredores, facas, tábuas, espátulas etc.
Próximos ao fogão: objetos e utensílios utilizados para o cozimento dos alimentos.
Próximos à geladeira: objetos para sorvete, sucos e descarte de embalagens e frutas. Lixo reciclável, taças de sorvete, embalagens de congelamento etc.
Próximos à mesa: objetos e utensílios para as refeições, como pratos, copos, talheres, descanso de panelas etc.



Ameeeeeeeeei!!!




Que gracinha de cozinha *-*

Outras dicas que podem auxiliá-lo na decoração e organização de sua casa:
• Separe a cozinha da área de serviço;
• Prefira bancada de granito a de mármore;
• Prefira cerâmicas, elas facilitam a limpeza;
• Se sua cozinha for pequena, pinte-a de cores claras, pois elas ampliam o ambiente;
• Melhore a iluminação de sua cozinha investindo na iluminação das bancadas;
• Escolha o design dos eletrodomésticos de acordo com o estilo que quer para a sua cozinha;
• Se não houver muito espaço, prefira móveis planejados, mas lembre-se que essa não é uma opção para quem mora em imóvel alugado;
• Caso esteja com poucos recursos financeiros, e quiser mudar a cara de sua cozinha, troque copos e louças. Essa troca produz efeitos surpreendentes;
• Portas de correr, cadeiras dobráveis, mesasextensíveis podem ajudá-lo a ganhar espaço.

Gostaram? Me desculpem pelo post gigante, tentei resumir e ao mesmo tempo passar o máximo de informações e dicas para vocês, ok.

Beijos,


Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz em ler seu comentário, responderei o mais breve possível.
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados