30 julho 2013

Elementos Arquitetônicos - Portas

Oi pessoal,

Vamos conhecer um pouco sobre um dos Elementos Arquitetônicos?
Durante uma reforma e durante a construção de um imóvel. Esses elementos são bastante importantes na decoração, pois podem determinar as medidas e o estilo de uma casa ou apartamento. Por isso, antes de decorar seu lar, pense se vai remover ou adicionar portas, janelas, pisos e forros, evitando, assim, ter que planejar novamente o seu projeto de decoração.

As portas são peças importantes e fundamentais em uma decoração de interiores. São elas que determinam os trajetos internos de uma construção e que devem organizar e facilitar o acesso entre os diferentes cômodos. Para isso, tenha em mente qual é a relação entre os ambientes.
As portas possuem, ainda, diversas funções, como proteção contra incêndios, decoração, permitir e melhorar a iluminação, garantir a privacidade e otimizar espaços.
Por exemplo, as portas de vidro garantem melhor iluminação na casa e podem ser de dois tipos: jateadas ou transparentes. As jateadas, além de permitirem maior entrada de luz, ainda preservam a privacidade, já as transparentes trazem o ambiente exterior para dentro da casa.
As portas externas, que dão acesso aos ambientes internos, estão sujeitas a toda e qualquer ação do meio ambiente, seja sol, chuva, vento ou outro que venha a afetá-las. Nesse sentido, devem ser escolhidas de tal forma que sofram o menor impacto possível dessas intempéries. A principal dica aqui é alinhar as portas e as janelas para obter um melhor resultado na fachada.





Quanto ao modo de abrir, temos várias opções. Cada modo permite uma relação entre os seus objetivos e os cômodos.

• De correr: pode correr externa ou internamente à parede. Muito versátil, é adequada para maior integração entre ambientes.
• Sanfonada: são portas que proporcionam ganho de espaço em ambientes pequenos. Caso queira deixar o ambiente mais elegante, é possível trocar as portas sanfonadas, com várias dobras em sua folha, por portas camarão que possuem apenas uma dobra, dividindo a folha em duas partes.
• Pivotante: gira em torno de um eixo central ou deslocado do centro. Esta é a opção mais utilizada em projeto com design contemporâneo.
• Vaivem: embora muito utilizada em cozinhas e salas de jantar, não é recomendada para uso
residencial onde existam crianças, pois pode ser perigosa. É uma variação da porta de abrir, mas com uma engrenagem que possibilita abertura para ambos os lados do ambiente (bang-bang).
• De abrir: esse modelo de porta é ideal para ambientes que exigem certa privacidade. Com uma ou duas folhas, deve ser aberta preferencialmente de forma a impedir que se tenha a visão interna do ambiente.

Já escolheu a melhor porta para a sua casa?
Espero que tenham gostado, em breve iremos ver sobre os outros elementos, aguardem :)


Beijos,


Priscila

4 comentários:

  1. Sou apaixonada por portas, pensa numa pessoa que fica doida numa loja desse tipo. Adoro a versatilidade das portas de correr, minhas preferidas. Adorei o post!

    http://oqueestamosvestindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela,
      Pois é, hoje em dia no mercado há várias opções de portas e isso é muito bom porque atende à todos os gostos.

      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu adoraria ter uma porta enorme, igual das novelas aqui no apto, mas não pode mudar..rsrs
    Beijocas
    http://tobarata.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcele,
      Ah essas portas são lindas não é mesmo?

      Beijo e obrigada pela visita.

      Excluir

Ficarei muito feliz em ler seu comentário, responderei o mais breve possível.
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados