quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vamos falar sobre as cores?

Você é daqueles que gostam das cores mais neutras, clarinhas ou daqueles que gostam de ousar e abusar do colorido na hora de mudar as cores da sua casa?
Mas sabe utilizar da maneira correta?



Se você reparar, tudo a nossa volta envolve cores. Nas paredes, tapetes, almofadas, cortinas, sofás, móveis em geral e diversos objetos de decoração. Isso quer dizer que, na hora de decorar, é preciso não apenas ficar atento à cor da parede que irá utilizar, mas também se os móveis possuem cores harmoniosas entre si e também entre as paredes.
Há diversos modos de escolher cores, por isso a maioria das pessoas ficam apreensivas neste momento. No entanto, selecionar os tons que mais gostamos não é tão difícil, pois, diariamente, combinamos cores de maneira intuitiva, normalmente com grande acerto, por exemplo, quando escolhemos roupas.

Cores primárias
São chamadas de cores primárias as cores azul, amarela e vermelha. Elas possuem esse nome porque são por meio delas que todas as outras cores que conhecemos são formadas.

Cores secundárias e terciárias
As cores secundárias são as cores originadas das misturas entre cores primárias. São elas: verde, laranja e violeta, conforme vimos no tópico anterior. Quando misturadas com uma outra cor primária, as cores secundárias originam novas cores, as chamadas cores terciárias.

Cores análogas
São as cores vizinhas, portanto, próximas entre si. São chamadas de análogas, pois há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo, o amareloescuro e o vermelho-vivo têm em comum a cor laranja.
Elas são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma composição em cores análogas em geral é muito elegante, porém, deve-se tomar o cuidado para não deixá-la monótona.

Abaixo a imagem explica melhor como funciona o Círculo de Cores.

E aí gostaram?
Depois irei falar sobre temperatura das cores, cores neutras, as sensações que as cores provocam e os  efeitos. O que vocês acham?

Beijos,


Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...