quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Paisagismo - Decoração de Jardins, Varandas e Áreas Externas

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Quem não gosta ou gostaria de ter um jardim bem gostoso em sua casa? Pequeno ou grande, tamanho não é problema, pois existem diversas maneiras de se fazer um. É maravilhoso chegar, pegar um referesco e sentar ali no jardim pra relaxar e pensar na vida, esquecer todos os problemas e só aproveitar esse momento, não é mesmo?
Só que, muitas pessoas não sabem que para montar um jardim perfeito precisamos observar vários pontos, como: piso, modelagem do terreno, iluminação, plantas, etc.
Então vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada item :)


Pisos
A escolha do piso é uma tarefa do arquiteto, do decorador e também do paisagista. Existe uma diversidade de opções quanto ao material do piso, que pode ser de pedra, madeira, concreto, cerâmica etc. Materiais, como a popular pedra portuguesa, são de custo relativamente baixo e oferecem grande versatilidade para composições. Com o avanço tecnológico, surgem os pisos antiderrapantes, que são específicos para caminhadas, corridas e esportes.
Também são abundantes as opções estéticas como concreto texturizado e tintas para concreto.

Modelagem do Terreno
Deve-se definir como será preparado o solo do terreno para a implementação do projeto. Assim, o relevo pode ser mudado caso apresente evidências de estarem acidentados ou diferenças de nível acentuadas.

Obstruções Visuais
Durante a decoração, fique atento quanto as possíveis obstruções visuais, empregue cercas vivas ou muros permitindo que o observador tenha uma vista mais ampla.

Infraestrutura a acrescentar
Outro item importante do paisagismo é a infraestrutura do projeto. Isso significa que deverá ser feito um levantamento detalhado quanto à necessidade de irrigação e drenagem do espaço. Ou mesmo verificar se precisa ser feito uma extensão da rede hidráulica ou elétrica.

Vegetação
Ao selecionar as espécies que irão compor o jardim, certifique-se da adequação do solo, e se essas espécies se adaptam à região do plantio.

O fator econômico
Outro elemento é o orçamento financeiro do cliente. Certifique-se de que o custo do projeto esteja em consonância com recursos disponíveis para a execução.



Sobre as plantas
Com uma infinidade de opções você não terá dificuldades para escolher as plantas. Importa que as
selecionadas se harmonizem com o estilo do ambiente e sejam adequadas ao clima da região. Os
tipos das plantas variam entre as solitárias, as exóticas, as desérticas etc. Faça um planejamento de
floração e paisagismo, atentando para todos esses fatores mencionados anteriormente.

Mobiliário
Para aumentar as suas possibilidades de uso, decida o que colocar a mais nos espaços, como bancos e mesas. Também defina os materiais – se vai utilizar palhas, madeiras ou plástico. Para não correr o risco de errar a localização do imobiliário, o projeto deve ser feito primeiro em uma planta desenhada. Lembre-se de que esses elementos terão uma funcionalidade estética e de entretenimento e lazer.

Iluminação
A presença da luz é de extrema importância para compor um ambiente privilegiado e belo. No paisagismo, utilizamos a luz natural ou artificial. Por isso, será necessário analisar se a luz natural está devidamente centrada no ambiente planejado, pois a sobrevivência das plantas depende dela. No caso da luz artificial, as lâmpadas devem ser bem distribuídas em pontos estratégicos do terreno para garantir uma

Sinalização
A sinalização na decoração de um ambiente interno, como nas varandas, ou externo, como quintais ou parques, tem muita utilidade. Utilize placas de orientação que sejam positivas, como “ajude a cuidar do nosso jardim”, “passagem pelo outro lado”, “respeite o meio ambiente”, dentre outras. Apesar desse tipo de sinalização não ser muito comum nos dias de hoje, e das frases autoritárias como “não passe”, “não pise na grama”, “proibido” serem as mais empregadas, não perca a oportunidade de fazer a diferença na sua decoração.

Elementos decorativos
Terminado o trabalho de tratamento do solo e da escolha das plantas e mobílias, chega a hora de se atentar de maneira mais detalhada aos acessórios que irão dar o requinte desejado ao cenário decorativo. Dentre os inúmeros elementos disponíveis para a decoração, estão os vasos de cerâmica de variados detalhes e cores, os cestos, os carros de boi, os arranjos antigos, as esculturas de gesso ou mármore etc. que devem ser escolhidos em harmonia com o estilo geral dominando no projeto.

E você já tem o seu jardim? Em breve trarei mais dicas.

Beijos,


Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...