quinta-feira, 8 de agosto de 2013

S.I. - Síndrome de Irlen - Você Conhece?

Oi gente, tudo bem com vocês?

Umas semanas atrás eu recebi um comentário especial. Um comentário da Elisa, pessoa que é portadora de S.I. Ela elogiou o blog, disse que o blog é fofo e tem dicas legais, porém ela estava tendo dificuldades em ficar muito tempo lendo, por conta da S.I. Acabou que eu me interessei pelo assunto e corri atrás para saber mais sobre o que é e ela também, é claro, me ajudou, pois eu nunca tinha ouvido falar e acredito que muitas pessoas ainda também não sabem o que é. O post ficou um pouquinho grande, mas te garanto que vai valer a pena você ler até o finalzinho.

S.I. - Síndrome de Irlen

A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter hereditário e se manifesta sob maior demanda de atenção visual.
Descrita em 1983 pela psicóloga Helen Irlen, a Síndrome tem como manifestações, além da fotofobia, problemas na resolução viso-espacial, dificuldades na manutenção do foco, estresse visual, alteração na percepção de profundidade e cefaleias.
Durante a leitura, segundo pacientes, o brilho ou reflexo do papel branco contra o texto causam irritabilidade, assim como a luz natural ou fluorescente³. Eles possuem ainda sensação de movimentação das letras que 'pulsam, tremem, vibram, confluem ou desaparecem' e a leitura passa a ser fragmentada. Além disso, queixam de insegurança ao dirigir, estacionar, com esportes com bola ou em outros movimentos, como descer e subir escadas rolantes.
O rastreamento da S.I. é feito por profissionais da saúde e educação capacitados pelo Método Irlen, aplicado em mais de 40 países. Através de intervenção não invasiva e de baixo custo, estes profissionais são capazes de potencializar os esforços acadêmicos.
Os portadores da S.I. não têm consciência de suas distorções pois sempre as perceberam como 'normalidade' - daí a frustração pela lentidão e esforço para uma atividade que aos demais é prazerosa e natural.

Daí você me pergunta: 'Mas o que isso tem a ver com decoração?' Eu respondo: 'Tem a ver que a iluminação e as cores também influenciam para as pessoas portadoras de S.I.'
Resolvi então colocar alguns pontos importantes:

Iluminação
Ideal: Luz Natural
Artificial: Optar pela luz incandescente

Suporte para leitura: o ideal é 30º

Evitar!
- Tampo de mesa branca, brilhante ou vidro (efeito ampliador de ofuscamento) e quadro branco;
- Papéis de parede com muitos desenhos e detalhes, isso causa fadiga no portador.




Bom saber não é mesmo?
Fiz com o intuito de informar e ajudar, espero que tenham gostado!

Beijos,


Priscila



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...