sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tipos de Jardim

Olá queridas (os), tudo bem com vocês?

Aqui estou eu terminando de pintar uma parede aqui da loja onde trabalho, estamos renovando a cara do showroom e está ficando muito bom :)
Bem, mas vamos ao post de hoje, iremos conhecer alguns tipos de jardins, um pouquinho de sua história e quais as plantas que são recomendadas para cada um deles.
Espero que gostem e aproveitem!

Jardim Tropical
O jardim tropical foi desenvolvido por Roberto Burle Marx (1908-1994). É um estilo baseado em plantas nativas do Brasil. Exemplos: bananeiras, palmeiras e orquídeas. Descontraído, é avesso a podas retilíneas e simetrias.
Sugestões de plantas: Palmeiras diversas, helicônias, pândanos, calateias, samambaias, filodendros,
estrelitzas, cheflera, dracenas, gengibres, agaves, bananeira ornamental,
costela-de-adão, árvores, bromélias, orquídeas, boungavílias etc.

Jardim Italiano
O jardim italiano é caracterizado pela presença de plantas frutíferas, flores, estátuas e fontes. Privilegia um estilo muito funcional. Embora seja muito parecido com o jardim francês, o estilo= italiano incorporou o calor dos países mediterrâneos. Nesse tipo de jardim, formas topeadas de buchinhos e viburnos se combinam perfeitamente com estátuas de deuses e árvores frutíferas, como
laranjeiras e macieiras.
Sugestões de plantas: Viburno, buchinho, murta, pingo-de-ouro, lavanda, alecrim, sálvia, laranjeira, limoeiro, macieira, pereira, romã, hemerocális, oliveira, roseira, azaleia, plantas medicinais, plantas
hortícolas.

Jardim Desértico
Esse tipo de jardim tem como objetivo reproduzir uma paisagem árida, passando a impressão de que se trata de um deserto, na concepção da palavra. Por isso, tem em sua estrutura a presença de
plantas que não necessitam de muita água para sobreviver e, por isso, requer pouca manutenção. No entanto, é preciso adotar cuidados para que esse tipo de jardim não receba tanta umidade, uma vez que por serem de ambientes secos, as plantas podem não resistir em um ambiente muito úmido.
Sugestões de plantas: Cactáceas (cadeira-de-sogra, urumbeta, coroa-de-frade, orelha-de-coelho, etc.), agaváceas (agave, agave-dragão, piteira-do-caribe, iucas, etc.), crassuláceas (babosa, rosa-de-pedra,
calanchoê, calanchoê-fantasma, etc.), aizoáceas (Rosinha-de-sol, Litops, Cacto-argarida, etc.),
bromeliáceas (de folhagem estreita, acinzentada e espinhenta), Euforbiáceas (cacto-candelabro,
etc.), lamiáceas (alecrim, lavanda, etc.), asclepiadáceas (estapélia etc.), asphodeláceas (bulbine,
lírio-tocha), algumas palmeiras e árvores de regiões desérticas (barrigudas).

Jardim Japonês
Na decoração do jardim japonês, existem elementos que incluem a água, as pedras, as plantas e os acessórios de jardim. A arte do paisagismo no Japão é muito antiga e provavelmente teve sua origem na China e na Coréia, muito antes do século VI. Para a cultura nipônica, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de se expressar arte, pois consegue expressar a essência da natureza em um espaço limitado.
Sugestões de plantas: Tuias, ciprestes, azaléias, ácer-vermelho, bambu, bambú-negro, ligustro, nandina, bambuzinho-de-jardim, roseira, pinheiros, rododendro, junípero, cerejeira- ornamental.

Jardim Inglês
É um estilo de jardim que se destaca pelas suas formas curvas e arredondadas, valorizando a paisagem natural. Para tanto, é fundamental criar grandes áreas de gramados e alamedas que permitam contemplar a beleza do jardim. O jardim pode receber ainda outros elementos, como árvores mortas, rochedos, pequenas colinas, construção de ruínas e outros que permitam acrescentar um charme a mais ao estilo.

Tenham um ótimo final semana!!!

Beijos,


Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...