terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dicas de Organização - Guarda Roupas

Com a correria do dia a dia é comum acumular algumas baguncinhas pela casa. Porém a harmonia da nossa casa e da nossa vida depende da organização.
Quando se tem tudo organizado e cada coisa em seu lugar, facilita e muito a nossa vida, viu?

Vamos começar com 5 regrinhas básicas que ajudam todo mundo:
Descarte: pratique o desapego não juntando coisas que, mesmo que você insista em ter, acaba nunca usando.
2º Separar por grupo: o que vai para conserto em uma cesta, o que vai para doação em outra.
Limpeza: antes de recolocar os objetos em seus devidos lugares, limpe os armários e estantes. Só guarde o que estiver higienizado.
Classificação: por cor, por utilidade, por tamanho, como você desejar.
Acomodação: dobre as roupas, organize os objetos em cestos, caixa, cabides e guarde-o.


- Se você está planejando um guarda-roupa sob medida, você pode optar por ter mais espaços com cabideiros e menos prateleiras
- Classificar as peças por cores é a melhor maneira de minimizar o espaço, agiliza a escolha das roupas, e faz com que as usamos mais vezes
- Para combater a umidade, use giz para quadro negro partido em pedaços em copinhos de plástico nos cantos do armário. Outra opção é carvão vegetal, mas neste cado deve-se ter cuidado com as peças claras. Ambos sugam a umidade e previnem o mofo.
- Se o espaço da prateleira for apertado no comprimento, mas generoso na altura, dobre as blusas e camisetas em pilhas, e mantenha três atrás e duas na frente, assim, você poderá ter visibilidade de todas as peças que possui. Para esta situação vale a máxima: "o que não é visto não é lembrado", e você acaba não usando.
- Tenha vários tipos de cabide, um para cada estilo de vestimenta (calça, camisa, paletó, blusa de alcinha) mas seguindo o mesmo padrão de material para não cansar visualmente e manter o aspecto alinhado. Há opções em madeira, alumínio, plástico e acrílico.

- Para facilitar a retirada dos cabides, mantenha-os sempre com o gancho apontado para dentro. Deixe alguns cabides reserva para quando precisar.
- Nos cabides com prendedor, opte pelos de silicone, para não marcar a roupa.
- Coloque atílios enrolados nas pontas dos cabides para evitar que as peças de tecido leves escorreguem.
- Pendure no máximo 3 peças finas por cabide.
- Siga a lógica e acomode as blusas em cima e calças em baixo. No momento da classificação, a ordem mental é favorecida ao colocar da esquerda para direita e de cima para baixo: as roupas claras para as escuras, das sociais para as esportivas, dos tecidos finos para os grossos. 
- Dobre as calças com o fundilho para dentro, um bolso e face do outro, e pendure-as. Assim você ganha um palmo de espaço no guarda-roupa. - Para acomodar bolsas, as prateleiras são o melhor local, coloque-as lado a lado, por tamanho e cor. Você pode optar por manter cada uma em um saquinho transparente. Nos modelos mais delicados, coloque uma bola de sacolas ou de papel seda para não criar dobras no couro. Guarde-as sempre com todos os zíperes fechados. As bolsas de festa deixe em uma caixinha transparente ou em um divisor pendurado no cabideiro.
- Você pode reaproveitar caixas de sapato para guardar o que quiser. Para agilizar na escolha, tire foto do que tem dentro e cole na borda da caixa. outra sugestão é usar etiquetas. Retire ou forre as tampas com o mesmo papel ou tecido para não poluir visualmente.
- Se você não tem sapateira, guarde cada par em um saco especifico feito de TNT e plástico transparente e acomode-os um na frente do outro na caixa que acompanha os saquinhos. Vai guardar os sapatos nas prateleiras? Coloque o bico sempre para frente. O espaço é curto? Acomode um calçado com o bico para frente e o outro, do mesmo par, com o bico para o fundo. As botas você pode guardar em sacos mais longos, e colocar revistas antigas dentro do cano para evitar amassá-lo.
- Dobre meias, calcinhas e cuecas em envolpe. Evite fazer o mesmo com meias masculinas de nailon ou de futebol, pois pode esgaçar o elástico.
- Há diversos estilo de porta-joias e porta-objetos em geral. Para guardar coisas miúdas você pode usar forminhas de gelo.
- Vestidos brancos ou delicados e ternos pedem uma capa especial. Evite as que são inteiramente de plástico, onde a roupa não "respira" e as pretas, que você não consegue ver o que tem dentro. A melhor opção é a capa que é metade de TNT e metade de plástico transparente.


 
Roupas de inverno
- Se for possível, o mais indicado é separar um espaço do guarda-roupa, especialmente para as roupas mais leves do inverno. Caso faça uma viagem para um lugar mais frio, ou esfrie um pouco no verão, você terá as peças mais a mão.
- Os casacões pesados e o que mais não couber no guarda-roupa, coloque em uma caixa transparente. Procure organizar por classificação: por tipo de peça, por tecido, por cor. Conforme Patrícia, é melhor evitar guardar roupas em malas pois desta forma junta mofo e traças. Sacos a vácuo solucionam este problema.
- Guarde as mantas e cachecois em rolinhos dentro de um cesto.

Gostaram das dicas?
Em breve voltarei com dicas de organização dos outros ambientes :)

Beijos,


Priscila

8 comentários:

  1. Adorei as dicas, arrasou. emydeoliveira.blogspot.com visite-me, ja estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  2. Amei essas caixinhas *u* tô precisando de uma kk' Meu guarda roupas tá uma zona kk' u.u. Beijos anjo fique com DEUS♥
    http://feriasemparis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatáh,
      Rsrsrs elas são ótimas mesmo para organizar nossas coisas.

      Beijos

      Excluir
  3. ótimas dicas vão me ajudar e muito na minha organização (que não é das melhores hehehe)
    seguindo, vem visitar o meu e segue de volta.
    www.intencaofeminina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilla,
      Que bom que gostou.
      Pode deixar que farei uma visita sim!

      Beijos

      Excluir
  4. hmm, belas dicas.. acho qe tenho que por em pratica né ;x
    gostei do blog, bjs ;*

    http://passosmaisperto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...