segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Novembro Azul

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Recebi um e-mail de divulgação sobre o Novembro Azul, até então não sabia o que era. Já que tivemos o Outubro Rosa que é uma iniciativa ao combate do Câncer de Mama temos agora mais essa outra iniciativa ao combate do Câncer de Próstata.
Achei importante e resolvi compartilhar com vocês aqui no blog. Informação nunca é demais não é mesmo?
Vamos conhecer um pouco mais?

Novembro Azul (Movember) é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos  homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata e outras doenças masculinas.
 


Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de prostáta, outras doenças como o Câncer de Testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao Diabetes Mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes, (a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde -OMS desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas ONU, que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc. Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. a IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.


Beijos,


Priscila

6 comentários:

  1. Amei o texto *u* Super informativo! Parabéns! Beijos anjo fique com DEUS♥
    http://feriasemparis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatáh,
      Que bom que você gostou!
      Informação nunca é demais não é mesmo?

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Pri

    Muito legal essa iniciativa, tb não sabia do Novembro Azul!
    O blog esta lindo como sempre!

    Com carinho,
    Beijinhos
    www.UmPinguinho.com.br <3 Visite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livinha,
      Obrigada querida! Fico feliz que tenha gostado.

      Um beijão

      Excluir

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...