quinta-feira, 20 de março de 2014

Como limpar corretamente cada tipo de superfície

Olá, tudo bem com vocês?

As vezes temos dúvidas sim, ao limpar certas superfícies não é mesmo?
Será que se eu passar esse produto irá estragar? Irá manchar? Essa é uma dúvida muito comum. Por isso hoje trouxe para vocês dicas de como limpar corretamente cada tipo de material. Vamos lá?

FÓRMICA
Sua superfície não é porosa, ela impede a retenção de sujeira e não permite que haja a proliferação de fungos e bactérias, basta um pano úmido embebido em água e sabão, detergente neutro ou álcool para garantir a limpeza e durabilidade.
Não usar: Produtos com cera, silicone, solventes e abrasivos e esponjas de limpeza de duas faces.


MÁRMORE / GRANITO
Somente sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Limpe sempre com a esponja do lado liso. Para que a durabilidade da pedra seja maior, passe um impermeabilizante nela.
Não usar: Alvejantes, soponáceos, escovas, palha de aço, álcool e sabão de coco, ceras naturais e resina. Além de retirar o brilho da pedra, este tipo de limpeza abre caminho para a sujeira se instalar.

LACA
Para que não percam o brilho e a beleza devem ser lavados com um pano embebido em água com um pouco de amoníaco. Para retirar as manchas dos móveis laqueados de branco esfregue um pano embebido em leite puro ou água. Estre tratamento costuma deixar a peça com aspecto de recém-pintada.
Não usar: Álcool ou derivados na limpeza das peças. Também evite deixar a peça laqueada no sol para evitar mudança na sua tonalidade, além de ressecar a pintura.

VIME / RATAM / SISAL / BAMBU / JUTA
Móveis com esse acabamento devem ser limpos regularmente com espanador ou com pano seco e macio.
Não usar: Solventes como thinner ou removedor. Não exponha o móvel a luz solar e à umidade, eles são próprios para decoração interna.

COURO
Devem ser limpos com um pano macio com água e sabão de coco, uma vez por mês. Esfregue o sabão com o pano e depois retire bem com um pano limpo molhado em água. Deixe secar e dê o lustro. Para conservar limpe regularmente, faça uma pasta com uma parte de vinagre e duas de óleo de linhaça. Passe depois um pano macio para retirar o excesso.
Não usar: Produtos químicos como álcool, alvejantes, sabões concentrados, óleos, vinagres que podem desbotar as peças.
Esses móveis não são indicados para uso em áreas externas. De seis em seis meses, faça uma hidratação com pessoa especializada.

INOX
Manchas devem ser retiradas com uma solução de produto de limpeza á base de amônia (sem cloro na composição) em água morna, na proporção de duas partes do produto para uma de água. Passe a solução no móvel, no sentido longitudinal, sem movimentos circulares e, após a limpeza, retire o excesso do produto com um pano macio umedecido em água morna e seque bem.
Não usar: Esponjas de aço, saponáceos e abrasivos, que podem riscar e provocar manchas.

MADEIRA ENVERNIZADA
Qualquer lustra-móveis disponível no mercado limpa rapidamente as superfícies de madeira. A cera sólida dá um acabamento mais sólido e duradouro do que o lustra-móveis líquido ou em spray e é recomendada para móveis antigos. Se você usar luvas de algodão para encerar os móveis, eles não ficarão marcados com impressões digitais. Limpe os móveis de madeira envernizada com um pano embebido em chá, depois passe outro pano seco para dar brilho.
Não usar: Sabões, palhas de aço e produtos abrasivos.

BANHEIRAS
A maioria é feita de porcelana, que deve ser limpa com produto não abrasivo ou limpador líquido. Despeje o produto numa esponja úmida e aplique sobre a superfície da banheira ou da cuba. Utilize uma esponja de fibra sintética nas superfícies mais difíceis. Depois, enxague bem. Remova também os fios de cabelos que ficam no ralo para evitar entupimento. Banheiras em fibra de vidro devem ser limpas com produto específico ou com limpador não abrasivo. Aplique o produto com uma esponja úmida e enxague bem.
Não usar: palha de aço, esponja, pó abrasivo ou produtos de limpeza muito fortes.

VIDRO
Limpe com uma mistura de álcool e detergente para limpeza de vidros, ou usando pano limpo e macio.
Não usar: Produtos abrasivos. Em vidros com impressão não use produtos com solvente ou com amoníaco. Evitar batidas que possam alterar a estrutura molecular do vidro.

Espero que tenham gostado e ajudado rs.

Beijos,


Priscila

4 comentários:

  1. Oii querida!!
    Essa é a primeira vez que eu venho no seu blog!! Muito lindo!! :D
    Ótimas dicas para quem pretende morar sozinha ou sair da casa dos pais, assim como eu!! rsrsrs

    Beijinhoss!
    http://www.faladani.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Obrigada querida! Seja muito bem vinda!

      Um beijo

      Excluir
  2. Oiii Pri,
    Adoreiii as dicas, não tinha visto nada parecido ainda... SUPER uteis!!

    Beijinhos

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu Cantinho!
Ficarei muito feliz em ler seu comentário e irei responder o mais breve possível.
Beijos :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...