05 junho 2014

O que é Tamponamento?

Oiê, tudo bem com vocês?

O post de hoje é para quem pretende fazer seus móveis planejados. Mas é claro que também serve para informar, não é mesmo?
Com certeza quem está a procura do planejado, já deve ter escutado por aí sobre móvel tamponado ou não. Várias pessoas não sabem o que isso quer dizer, então eu vou explicar para vocês :)

O QUE É?
O tamponado nada mais é do que uma 'capa' para a caixa do seu móvel. Como se fosse uma segunda pele rsrs...
Com o tamponamento o seu móvel fica mais robusto, imponente, mais reforçado e muito mais bonito é claro.

QUANDO USAMOS O TAMPONAMENTO?
Na maioria dos casos usamos o tamponamento quando não queremos a cor da caixa (parte interna) da mesma cor das portas (externo).
Ou também usamos quando queremos fazer um charme, usar as portas claras e o tamponamento em um tom mais escuro.

E QUANTO AO VALOR?
Se o seu móvel for todo tamponado ele vai ser sim um pouco mais caro do que o móvel sem tamponamento. Afinal, estamos usando mais madeira. Também conta a espessura que você escolher. Quanto maior e mais robusto, é mais caro. Mas hoje em dia não se usa mais aqueles tamponamentos exagerados do tipo 40mm ou 60mm. Estão dando preferência para os de 15mm ou 18mm.

COMO FUNCIONA?
Para fazer uma explicação melhor para vocês, vamos acompanhar as fotos abaixo:

Um móvel SEM tamponamento na cor branca.

Um móvel na cor branca COM TAMPONAMENTO na cor marrom.

Vejam por dentro como fica:
- o branco só vemos na parte de dentro (caixa)
- o tamponamento marrom por fora
- reparem que parece que tem 2 caixas, por isso ele fica mais robusto e mais reforçado.

Vejamos alguns exemplos com projetos realizados:

1º) Uma cozinha SEM tamponamento.

2º) Uma cozinha COM tamponamento.


Perceberam a diferença?

E vocês, gostaram desse tipo de post? Se sim, irei fazer mais como este :) É só vocês falarem no que tem dúvida, ok?

Um beijo,
Priscila


43 comentários:

  1. Perfeito o seu comentário e muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom que gostou, obrigada!

      Abraços!

      Excluir
    2. Show sua explicação. Eu fabrico móveis e precisava saber o que é isso. Obrigado!

      Excluir
    3. Show sua explicação. Eu fabrico móveis e precisava saber o que é isso. Obrigado!

      Excluir
    4. Obrigada!
      Fico feliz em saber que ajudou :D

      Excluir
  2. e para quem quer moveis brancos, também precisa de tamponamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não necessariamente. Aí vai do seu gosto e bolso.
      Mas digo que vale a pena sim, viu! Faça os dois orçamentos ;)

      Beijos

      Excluir
  3. muito obrigado Priscila!!!
    matou a minha duvida,pois estou comprando um guarda roupa que só tem as caixas brancas e eu não havia entendido como a loja de moveis planejados iria fazer para esconder as bordas brancas!!!
    qual tipo de dobradiça vocec me recomenda para moveis com caixa em mdp e acabamento em mdf?
    muito bom o seu blog! parabens!!!
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José,
      Que bom que te ajudou!
      Olha, as marcas Hettich e Blum são muito boas, trabalhávamos com elas.

      Obrigada e um abraço!

      Excluir
  4. Sua explicaçao é ótima! Eu acho linda essa técnica, mas os marceneiros nunca entendiam direito. Meus móveis não ficaram do jeito que eu queria. Agora, enviei até sua ilustração! rsrs Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kakau,
      Depois me conta se deu certo :D

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  5. Priscilaaaa... muito obrigado

    Diogo Carvalho
    Ariquemes - RO

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Priscila,
    Minha dúvida gira em torno de dobradiça caneco. (reta, alta ou super alta)?
    Uma vez que o móvel terá largura de 02 chapas com as portas embutidas na chapa de fora. Qual dos 03 tipos de dobradiça é mais indicado, indiferente de marca.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa Priscila, meu espaço pra closet é grande fiz um orçamento com MDF a 25mm saiu 4 mil reais mais caro do que MDF a 15mm. Compensa fazer closet aberto com MDF a 25mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Esteticamente, um closet de 25mm fica bem mais bonito.
      De 18mm também não fica ruim mas, precisa ser melhor estruturado para não empenar tão rápido.
      Beijos

      Excluir
  8. Boa noite Priscila, obrigado pela explicação, Priscila você faz projetos? Preciso fazer uma cozinha e sou péssimo com desenhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, tudo bem?
      Sim, faço projetos em 3D.
      Envie sua planta para o e-mail psas.moveis@hotmail.com que conversamos melhor.
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  9. O meu http://loucospormoveis.blogspot.com.br/2012/04/armario-de-cozinha-so-com-gavetas.html tem tamponamento e é muito resistente

    ResponderExcluir
  10. Tirou minha dúvida. Obrigada!
    Querendo fazer meu armário da cozinha, sem ideia de midelo e cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      Que bom que te ajudou :)
      Se ainda precisar de ideias, fale comigo que podemos bolar um projeto.
      Beijos!

      Excluir
  11. É possível fazer guarad roupa em L sem tampinamtamp ?

    ResponderExcluir
  12. Oi,Priscila. Vou fazer os armararm da cozinha do meu apto e apesar de todas unfiinforma que tive, nan tinha conhecimento dessa caixa dupla. Ficou muito legal. Vou adotar a técnica e bordar as duas caixas juntas na frente para ficar mais largo o perfil. Excelente a sua explicação. Adorei a informação.
    Obrigado pela dica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom que a informação tenha te ajudado.
      Um abraço!

      Excluir
  13. Oi,Priscila. Vou fazer os armararm da cozinha do meu apto e apesar de todas unfiinforma que tive, nan tinha conhecimento dessa caixa dupla. Ficou muito legal. Vou adotar a técnica e bordar as duas caixas juntas na frente para ficar mais largo o perfil. Excelente a sua explicação. Adorei a informação.
    Obrigado pela dica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oi Priscilla boa noite eu só não entendi uma coisa,a caixa que fica dentro e de cimento e aí por fora que vem o revestimento de madeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não. Tanto a caixa quanto o revestimento (tamponamento), são de madeira.
      Um abraço!

      Excluir
  15. Bom dia irei fazer um armário de cozinha, o marceneiro me falou sobre o tamponamento porém fiquei com vergonha de parecer ignorante e não perguntei o que era. Então vim preocura o significado aqui na internet e amei a explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taly,
      Que bom que pude te ajudar de alguma forma.
      Mas lembre-se, não tenha vergonha de tirar suas dúvidas com o profissional que está prestando serviços à você, ok? E é obrigação dele esclarecer todas as suas dúvidas.

      Um abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Bom dia...uma cozinha com tamponamento de 18mm fica melhor que uma de 15mm?

    ResponderExcluir
  17. Uma cozinha tamponada com 18mm fica melhor que uma de 15mm??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Na verdade isso vai mais pela questão estética. Sobre ter um tamponamento mais fino ou mais grosso. 15 e 18mm estão bem próximos então, não sei se compensaria em investir nessa parte.

      Um abraço e obrigada pela visita!

      Excluir

Ficarei muito feliz em ler seu comentário, responderei o mais breve possível.
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados