Oi pessoal,
Dando continuidade... :)
As janelas, como as portas, podem ser colocadas de modos diversos, de acord com o seu projeto de decoração. Elas podem auxiliar na iluminação, na amplificação de um ambiente, na ventilação do cômodo etc. Por isso, é preciso ficar atento ao que quer para sua casa, para escolher um modelo adequado. Além disso, algumas ficam melhores escondidas e outras podem ser incorporadas à decoração do ambiente.
• De correr: são as janelas que podem ser deslizadas num plano horizontal, podendo conter uma ou mais folhas.
• De abrir: são as janelas tradicionais fixadas em batentes e que se movimentam por rotação em eixos verticais fixos.
• Guilhotinada: são aquelas janelas também presentes em casas mais antigas. Geralmente formadas por duas folhas que se movimentam em sentido vertical e travadas por uma peça chamada “borboleta”.
• Pantográfica (sanfona): são janelas conhecidas como sanfona, pois suas folhas são articuladas e quando deslizadas no sentido de abertura, podem dobrar-se uma sobre a outra.
• De tombar: é o modelo de janela que pode ser aberta tanto para dentro quanto para fora, movimentando a parte superior, a parte inferior da janela é fixa e quando você a abre, ela tomba, daí o seu nome.
• Projetante: como o próprio nome sugere, se abre projetando a parte inferior para fora, ou seja, neste caso, a parte fixa está na parte de cima da janela.
• Pivotante: geralmente constituída por uma folha que gira sobre seu próprio eixo localizado no centro do batente da janela.
• Bay Window: trata-se de um modelo muito interessante, embora pouco utilizado no Brasil. Comum na arquitetura inglesa, é uma estrutura que possui três faces de janelas que se projetam para fora da casa.
• Basculante: muito comum em cozinhas e banheiros, são janelas com abertura simples, realizada por um único mecanismo.
• Maxim-Ar: como o próprio nome já sugere, é um modelo de janela que permite o máximo de entrada de ar, ou seja, sua abertura permite que o vidro fique em posição perpendicular à esquadria.
Bay Window
Existem algumas recomendações no que diz respeito à colocação das janelas em determinados ambientes:
Proteger e sombrear janelas da face norte e oeste a fim de permitir a entrada de claridade, evitando a superexposição dos ambientes aos raios solares.
Posicione-as de modo a impedir que ruídos externos perturbem a tranquilidade dos ambientes. Nos locais de maior problema sonoro, é aconselhável a instalação de janelas à prova de som, com folhas de vidro duplas e tratamento acústico mais aprimorado.
Janelas que ocupam toda uma parede podem criar uma atmosfera muito interessante, principalmente quando incorporarem o ambiente externo ao interno.
Gostaram das dicas?
Beijos.
Priscila
uau eu chamo todas de janelas, nem sabia de todos esses nomes rs
ResponderExcluirbaci
Oiê,
ExcluirPois é, tem diversos nomes rsrs.
Beijos e obrigada pela visita.